Sem inteligência, sem ninguém que os guie, sem mapa e sem bússola, como é que os insetos fazem para encontrar seu caminho?
A ABELHA exploradora vive à procura de lugares onde há flores. Sua missão é achar uma boa provisão de néctar, voltar à colméia para avisas o enxame e guiá-lo de volta ao alimento. Para fazer isso, ele precisa viajar quilômetros. Seu guia é a luz. As diversas posições que o sol assume em relação a terra ajudam a abellha exploradora a se orientar.
A LlBÉLULA também utiliza a visão para achar o caminho. Elas se aproveita das cerca de 28 mil lentes que lhe dão uma capacidade visual de 360 graus. Ela consegue enxergar ao mesmo tempo, atrás, à frente e dos lados. A nitidez não é igual à visão humana, mas é suficiente para ela. Por ser um inseto territorial, estabelece marcas que identificam sua área. Uma árvore ou uma pedra serve para estabelecer de enxergar tudo ao mesmo tempo é vital para evitar que outra libélula invada o território.
Já as FORMIGAS se guiam pelo cheiro. Sempre que saem, espalham os feromônios, um líquido que cria uma trilha cheirosa e facilmente reconhecivel. Caso uma formiga deixe de sentir o cheiro de feromônio, fica confusa e começa a vaguear em círculos a´te morrer, de tão cansada.
No hay comentarios.:
Publicar un comentario